Viva o lado Coca-Cola da vida

análise de um discurso publicitário

Autores

  • Adriana Diunisio Trindade Rodrigues PG/UEMS
  • Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira NEAD/UEMS – PPGL/UNEMAT

Resumo

Este artigo objetiva compreender o funcionamento do discurso publicitário. Assim, busca respaldo na Análise do Discurso que estabelece relações entre discurso, poder e ideologia. Como material de análise linguística optamos por analisar um comercial da marca de refrigerante Coca-Cola, veiculados pela televisão. Desse modo, são abordados os conceitos de formação discursiva e formação ideológica (Fiorin, 2005). Foram levados em conta, além de aspectos da linguagem verbal, outros provenientes da linguagem não verbal. Quanto aos recursos presentes na linguagem verbal, busca-se observar e descrever algumas estratégias linguístico-discursivas utilizadas pela esfera publicitária, capazes de persuadir e/ou convencer os telespectadores. A linguagem pode, ao mesmo tempo, gozar de certa autonomia em relação às formações sociais e sofrer as determinações da ideologia.

Publicado

2020-05-14