MEMÓRIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Autores

  • Tayara Alexandra Mendes Gattass UEMS
  • Andrea da Silva Rodrigues UEMS

Palavras-chave:

Magistério; Memórias; Trabalho didático; Experiências; Escola.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um recorte das memórias didático-pedagógicas dos profissionais da educação, a partir de um questionário respondido por uma professora que possui 29 anos de carreira no magistério. Com as respostas desse questionário, julgamos ser possível conhecer e compreender quais foram os desafios, dificuldades e aprendizados acumulados ao longo de todos esses anos de carreira. Ao analisar as respostas da professora, compreendemos que, apesar de a carreira do magistério ser praticamente um sacerdócio, visto que é uma profissão com muitos percalços no caminho, falta de reconhecimento e de remuneração compatível com toda a responsabilidade que tem  um professor, ainda assim o objetivo maior de todo o professor independe do reconhecimento ou não é ver o seu aluno progredindo e alçando voos cada vez mais alto. Ser professor não é apenas uma profissão, ser professor é fazer parte da história do aluno e principalmente é transformar vidas por meio do conhecimento.

Publicado

2025-02-10