MEMÓRIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Natasha Pinotti UEMS
  • Marlon Leal Rodrigues NEAD-UEMS

Palavras-chave:

Professor; Didática; Educação Infantil; Escola.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido por uma acadêmica do 3° ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. A pesquisa tem por objetivo discutir as memórias didático-pedagógicas dos professores da Educação Infantil da atualidade, onde a formação inicial, a formação continuada e o dia-a-dia do professor estão relacionados à sua prática pedagógica e a sua construção de identidade profissional, visando as diferentes concepções de Educação e os fatores que influenciam as trajetórias dos educadores. Foram elaboradas duas entrevistas norteadoras das reflexões sobre o tema, onde uma professora pontuou sobre suas memórias, vivências e experiências em sua caminhada acadêmica até a sala de aula e a contribuição da Coordenadora Pedagógica da escola sobre a atuação da professora na instituição. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Campo Grande – MS.

Publicado

2025-01-10