A prática de produção de texto na escola

Autores

  • Marilene Rodrigues de Araújo Campos Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Mislene Ferreira Cabriotti Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Resumo

Este estudo insere-se na perspectiva metodológica dos gêneros textuais – orais e escritos, e propõe uma experiência de produção textual em sala de aula do gênero artigo de opinião, pautando-se teoricamente em Bahktin (1995), Geraldi (2004), Possenti (2004), entre outros. A partir disso, será discorrido sobre a importância da prática de leitura, escrita e produção textual na escola, bem como sobre a utilização de critérios para a realização da correção dos textos redigidos pelos alunos, destacando-se principalmente os resultados positivos que se obtém com a refacção do texto, promovendo, dessa forma, o ensino de língua materna com ênfase em produção de sentidos sob o viés dialógico da linguagem.

Publicado

2020-04-30