DISCURSOS DE BASE E HISTÓRIA EM EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Mirianne de Souza Costa UEMS

Palavras-chave:

Educação; Formação; Ideologia; BNCC.

Resumo

O presente artigo expõe uma breve discussão teórica tomando a questão dos discursos formados sobre a educação como materializados na história pessoal, a partir de um relato de experiência, e uma possibilidade de se pensar a educação a partir de um aparato histórico-ideológico, pela Base Nacional Comum Curricular. O trabalho tem por base uma entrevista com uma professora da educação básica, realizada por meio de questionário online. A partir das ideias expostas pela entrevistada puderam ser relacionadas questões de mudanças na concepção sobre o professor ao longo do tempo, tecnologia e formação do profissional professor. Por fim, a noção de professor é relacionada à relação dele com o outro, esse outro o aluno, e sua função social, associada ao diálogo dele com este. Além disso, em meio a estruturas mais amplas de política pública e bases ideológicas, discutidas a partir de alguns referenciais teóricos, uma prática pedagógica humanizada no nível micro é apontada como contraposto.

 

Publicado

2024-02-10