MEMÓRIA DO MAGISTÉRIO

Autores

  • Ingryd Ribeiro Bremm UEMS

Palavras-chave:

professor; magistério; memória pedagógica; história; formação.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo relatar a memória pedagógica do magistério e a formação do profissional na área de educação. Esse assunto foi debatido durante as aulas ministradas pelo professor doutor Marlon Leal Rodrigues, matéria de Introdução à Linguística II, onde discorremos sobre essa relação histórica do sujeito com a língua, ideologia, formação, identidade e a forma como esse indivíduo se insere dentro da sociedade por meio da comunicação. Neste trabalho contém conclusões da memória do magistério que são extraídas da entrevista desenvolvida com Anaide Bremm, professora formada em História, que lecionou nas escolas “Martinho Martins Barbosa” uma escola rural e “EE Vespasiano Martins” em Campo Grande – MS. Por meio dessa entrevista, temos como finalidade extrair e analisar a memória pedagógica do indivíduo que atua na educação, e como ele se envolve não só profissionalmente, mas também emocionalmente com o magistério e como busca marcar seus alunos, da mesma forma que um dia foi marcado por um professor, que também auxiliou em sua formação de conhecimento, caráter e postura como ser humano. Buscando assim, compreender a importância da influência do docente dentro do ambiente escolar ou acadêmico como ajuda imprescindível na constituição do sujeito.

Publicado

2024-02-10