MEMÓRIA E FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO

Autores

  • Gabriel Lemos Roa UEMS
  • Marlon Rodrigues NEAD-UEMS

Palavras-chave:

professor; memória docente; fazer pedagógico; influência.

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de abordar a memória do magistério, bem como, sua relação com a prática docente e pedagógica em relação à formação do profissional que atua na área da educação. A matéria de Introdução a Linguística II, ministrada pelo professor doutor Marlon Leal Rodrigues, aborda temas como: a relação do sujeito com a língua, ideologia e formação de pensamento sociocultural, identidade e a capacidade do indivíduo de exercer sua comunicação dentro de uma determinada sociedade. As contribuições e conclusões contidas neste artigo são extraídas de uma entrevista realizada com Fernanda J F Gomes, professora de língua inglesa, formada e licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os assuntos abordados neste artigo possuem a finalidade construir uma reflexão a respeito da influência que o docente exerce dentro de um contexto docente/escolar, bem como, entender a importância da memória do professor ao se envolver emocional e profissionalmente com a ação de ensinar.

 

Publicado

2024-02-10