MEMÓRIA DO MAGISTÉRIO: EDUCANDO COM SENSIBILIDADE

Autores

  • Iris Isis Rowena Campos UEMS
  • Marlon Rodrigues NEAD-UEMS

Palavras-chave:

magistério; professor; didática escolar; memória pedagógica.

Resumo

 Este documento tem como finalidade abordar a memória pedagógica do magistério e a formação do profissional na área de educação; em função da disciplina Introdução à Linguística II, ministrada pelo professor doutor Marlon Leal Rodrigues em estudos e debates através do Google Meet, através da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS; onde abordamos essa relação histórica do sujeito para com a língua, num fundamento pós-saussuriano de identidade e evolução da língua e a inserção da sociedade nas escolas para o desenvolvimento efetivo pedagógico de letramento pleno, dado que educação é um direito humano. Neste trabalho encontram-se conclusões da memória do magistério que são extraídas da entrevista desenvolvida com Iraci Bastos Ourives no ano de 2020, professora formada em Pedagogia/Inspeção Escolar, que lecionou nas escolas “EE Amando de Oliveira” e “EM Bernardo Baís” em Campo Grande – MS; e que trabalhou no Departamento de Cultura da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) que já havia respondido este questionário para fins avaliativos de outra disciplina, o qual foi reaproveitado. A proposta tem como finalidade a memória pedagógica do indivíduo que atua na educação, que se envolve não só profissionalmente, mas também emocionalmente com o magistério e qual o impacto disso num contexto educacional. Buscando assim, compreender a força da influência do docente dentro do ambiente escolar ou acadêmico como ajuda imprescindível na constituição do sujeito. 

  

Publicado

2024-02-10