A MEMÓRIA DO MAGISTÉRIO

Autores

  • Giulia Baggio Arcie UEMS

Palavras-chave:

Professor; Memória; Desenvolvimento; Entrevista.

Resumo

A memória é constituída através de um conjunto de fatos e acontecimentos que acabam por compor a história de vida de um indivíduo. O presente artigo tem como objetivo uma reflexão da memória pedagógica do magistério e a formação do profissional na área educacional, em função da matéria de Introdução à Linguística II ministrada pelo professor e doutor Marlon Leal Rodrigues através de estudos em questão pela plataforma Google Meet (método escolhido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS para o ensino remoto em questão da pandemia COVID-19 – 2022), onde abordamos a linguística de Saussure e suas correntes contemporâneas. Neste documento, encontram-se conclusões da memória do magistério das quais foram extraídas da entrevista com a Fernanda Ros Ortiz Pasa, pedagoga formada em Pedagogia, especializada em Psicopedagogia e Mestra na área da educação, que hoje atua como diretora pedagógica da escola Maple Bear Campo Grande, com a finalidade de compreender como a memória pedagógica influencia na prática pedagógica do educador.

Publicado

2024-01-10