A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Marcela Pinheiro UEMS

Palavras-chave:

Didática; Docente; Ensino

Resumo

O objetivo desse estudo é ressaltar que o Magistério é um ideário central na formação docente no Brasil, torna-se a discussão necessária nos dias atuais, sua trajetória, seus sucessos e insucessos advindos de uma didática promissora ou nem tanto. Implica as lutas de poder, leis, participação do estado na Educação ao longo dos anos, que redunda a valorização do Magistério e reflete a qualidade do profissional. Um percurso através de uma pesquisa bibliográfica percebeu-se que a educação brasileira depende da reforma plena que atenda às necessidades educacionais começando pelos anos iniciais para que, resultados finais sejam alcançados com brilhantismo. Ao percorrer esse caminho, constata ainda a importância do impulso ao docente, coautor e peça chave para uma educação estrutural. Por meio da entrevista, vemos os sabores e dissabores do profissional da educação brasileira, os desafios que debatem dia a dia, o amor à profissão que não permite os sonhos cessarem.

Publicado

2024-01-10