Compreensão de texto nas tarefas extra-classes

Autores

  • Juliana Oliveira De Santana Novais NEAD/CEPAD/UEMS

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de compilar estudos que tratam sobre o desenvolvimento com compreensão de textos nas escolas públicas e particulares de Patos de Minas. Além disso, o trabalho empreendido buscou averiguar a existência ou não de uma incorporação dos pressupostos teóricos metodológicos advindos dos estudos linguísticos nas atividades de estudo de texto dadas como lições de casa. Assim, pode se considerar que o tratamento dado à leitura sofreu avanços substanciais no que se refere à teorização, no entanto, a análise das tarefas de casa denunciou uma carência no encaminhamento da prática da leitura, pois as questões de compreensão dos textos ainda se situam, predominantemente nos níveis de decodificação e de análises superficiais do texto lido, não incorporando eficazmente os estudos linguísticos.

Publicado

2020-04-30