AS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA PARA OS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Ensino Linguagem Interação, EscritaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar as contribuições que a teoria sócio-interacionista, associada a Mikhail Bakhtin e fundamentada na Análise do Discurso de linha Francesa, pode contribuir para a formação do leitor/escritor no ensino de língua portuguesa, ainda nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. As evidencias, sobretudo, no que diz respeito às hipóteses levantadas, estão em um processo de construção para uma prática, que possibilita atribuir à produção de texto outro sentido. Nessa perspectiva, que o ensino de língua portuguesa alia-se a linguagem como forma de interação, para que o texto ganhe um novo sentido na escrita do aluno, a partir de sua vivencias sociais. Nesse processo de interação e de descoberta, damos lugar ao sujeito da escrita, nosso aluno, que dialoga discursivamente com o Outro, resgatando sua memória e suas vivencias.