A ELABORAÇÃO DE UM LIVRO, COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO, DESENVOLVIDA EM UMA SALA DE APOIO MULTIDISCIPLINAR INSERIDA NO PIBID
Palavras-chave:
Construtivismo; Leitura; Escrita; Reescrita.Resumo
A alfabetização, no Brasil, tem sido motivo de preocupação e, por conseguinte, dicussões entre educadores, dadas as maneiras de promovê-la. Não obstante a todas estas discussões, o ambiente escolar, dadas devidas proporções do que se considerava ambiente escolar até então, tem sido palco de diversas experiências relacionadas a tais maneiras de se alfabetizar. No que tange à alfabetização, a proposta construtivista considera as práticas de leitura, escrita e reescrita textual como uma estratégia eficaz, uma vez que parte do pressuposto de que o ideal seja formar pessoas letradas e não apenas alfabetizadas. O PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é um programa nacional que contempla diversas áreas do conhecimento e está subdividido em projetos, sendo que “Ateliês formativos de professores alfabetizadores: construindo práticas eficazes” é um subprojeto de alfabetização ao qual está inserido o presente artigo, cujo aporte teórico é o construtivismo, tendo por objetivo fortalecer a prática docente na academia. Diante da proposta de letramento a que o programa se propõe a promover, para a metodologia do trabalho utilizou-se uma abordagem qualitativa de estudo de caso e como referencial teórico lançamos mão das concepções de Mortatti (2006) e Franchi (1988), dentre outros. Utilizando um personagem infantil muito difundido pela mídia, pensamos na elaboração do livro a partir do que habitam no imaginário dos alunos, permitindo que eles narrassem a história. O objetivo aqui é apresentar uma possibilidade de aplicação da proposta de letramento em uma sala de apoio multidisciplinar, a fim de que se proporcione dentre inúmeras, mais uma maneira de se potencializar a ação do professor enquanto mediador no aprendizado do aluno, com o intuito de torná-lo um leitor ainda enquanto criança. Como resultados parcialmente obtidos, destaca-se a importância da reescrita textual para a superação das dificuldades relacionadas à escrita, encontradas pelos alunos da educação infantil.