A ELABORAÇÃO DE UM LIVRO, COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO, DESENVOLVIDA EM UMA SALA DE APOIO MULTIDISCIPLINAR INSERIDA NO PIBID

Autores

  • Luciana de Almeida Moreira UEMS
  • Suzana da Silva Eufrásio UEMS

Palavras-chave:

Construtivismo; Leitura; Escrita; Reescrita.

Resumo

 A alfabetização, no Brasil, tem sido motivo de preocupação e, por conseguinte, dicussões entre educadores, dadas as  maneiras de promovê-la. Não obstante a todas estas discussões, o ambiente escolar, dadas devidas proporções do que se considerava  ambiente escolar até então, tem sido palco de diversas experiências relacionadas a tais maneiras de se alfabetizar. No que tange à  alfabetização, a proposta construtivista considera as práticas de leitura, escrita e reescrita textual como uma estratégia eficaz, uma  vez que parte do pressuposto de que o ideal seja formar pessoas letradas e não apenas alfabetizadas. O PIBID- Programa Institucional  de Bolsa de Iniciação à Docência é um programa nacional que contempla diversas áreas do conhecimento e está subdividido em  projetos, sendo que “Ateliês formativos de professores alfabetizadores: construindo práticas eficazes” é um subprojeto de  alfabetização ao qual está inserido o presente artigo, cujo aporte teórico é o construtivismo, tendo por objetivo fortalecer a prática  docente na academia. Diante da proposta de letramento a que o programa se propõe a promover, para a metodologia do trabalho  utilizou-se uma abordagem qualitativa de estudo de caso e como referencial teórico lançamos mão das concepções de Mortatti (2006) e Franchi (1988), dentre outros. Utilizando um personagem infantil muito difundido pela mídia, pensamos na elaboração do livro a  partir do que habitam no imaginário dos alunos, permitindo que eles narrassem a história. O objetivo aqui é apresentar uma  possibilidade de aplicação da proposta de letramento em uma sala de apoio multidisciplinar, a fim de que se proporcione dentre  inúmeras, mais uma maneira de se potencializar a ação do professor enquanto mediador no aprendizado do aluno, com o intuito de  torná-lo um leitor ainda enquanto criança. Como resultados parcialmente obtidos, destaca-se a importância da reescrita textual para  a superação das dificuldades relacionadas à escrita, encontradas pelos alunos da educação infantil.

Publicado

2022-12-21