REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E EDUCAÇÃO INDÍGENA

Autores

  • Elinéia Luiz Paes Jordão PG/UEMS

Palavras-chave:

Professores Indígenas, Pedagogia Indígena, Educação indígena, Educação Escolar Indígena, Identidade indígena,alunos indígenas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor Indígena na Escola indígena, uma análise do discurso que envolve a pedagogia indígena, educação escolar indígena, e alunos indígenas. As dificuldades enfrentadas pelas escolas indígenas, pelos professores indígenas que atuam como importantes “protagonistas”. A escola reveste-se como projeto social de uma dimensão coletiva, subordinada a uma reflexão constante por parte de professores e da comunidade envolvida, bem como da equipe de assessoria e dos atores institucionais de várias origens, sobre o papel e os objetivos dessa instituição que adquiriu um novo sentido nas últimas décadas, isto é, como um lugar de educação intercultural. Os professores indígenas têm o complexo papel de compreender e transitar nas relações entre a sociedade majoritária e a sua sociedade. São interlocutores entre mundos, ou entre muitas culturas, tendo de acessar e compreender conceitos, ideias, categorias que não são de sua própria formação cultural. O professor índio fica entre a lealdade às regras burocráticas e homogeneizadas que regem como funcionários e a lealdade às regras e códigos éticos, sociais, culturais e educacionais da sua comunidade. Isso comprova que a escola, mesmo almejada e inserida no processo mais amplo de organização e de luta, não ocorre sem conflitos. Considera-se a Educação Escolar Indígena como parte diferenciada da educação básica, o professor indígena desempenha um papel social novo criando e ressignificando, a todo o momento, sua cultura, funções estas que são específicas segundo o papel da escola para cada sociedade indígena em determinado momento de sua história. Tem a difícil responsabilidade de incentivar as novas gerações para a pesquisa dos conhecimentos tradicionais junto dos membros mais velhos da comunidade. Por outro lado, também são responsáveis por estudar, pesquisar e compreender, os próprios conhecimentos do seu povo, os conhecimentos tidos como universais reunidos no currículo escolar.

Publicado

2022-12-21