Relato De Uma Experiência
Palavras-chave:
Aquífero; Ciências; Escola; Geografia.Resumo
O objetivo da minha experiência que compõe este relato foi analisar as contribuições que a sequência didática “AQUÍFERO GUARANI: águas subterrâneas em Mato Grosso do Sul” aplicada para o 6º ano A da Escola Municipal José do Patrocínio, da Reme Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. Utilizou-se os conteúdos da Geografia e Ciências, com o intuito de desenvolver uma proposta educativa que envolva ser humano e natureza, na confecção de instrumentos básicos para a produção de conhecimentos sobre a conservação-preservação do Sistema Aquífero Guarani e o uso da água. Visando trabalhar com a matriz teórica – Organização do Trabalho Didático – concebida pelo professor Gilberto Luiz Alves, o entendimento das contradições históricas que envolvem o processo de produção da Escola Moderna e sua relação com as categorias trabalho e educação. Para a intervenção educativa, foi utilizada a abordagem de Lev Semyonovich Vygotsky (1896-1934), que incide no pressuposto “Histórico-Cultural”, visando promover o lúdico no crescimento humano durante o processo de sua existência, na interação da linguagem produzida com o seu meio social. A partir dos referenciais teóricos anunciados, buscou-se o suporte metodológico, nas orientações do Antoni Zabala (1998) na elaboração da Sequência Didática e na mediação e interação dos grupos na produção de questionário diagnóstico. Por fim, foi utilizada Análise de Conteúdos, baseada em Laurence Bardin (2016), para se compreender qualitativamente a construção dos conceitos pelos estudantes.