POSSIBILIDADE DE LEITURA DA MÚSICA PAIS E FILHOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA DE ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Willian Araujo Neto UEMS
  • Sandra Espíndola Macena UEMS

Palavras-chave:

Análise; Discurso; Estudantes; Leitura.

Resumo

Considerando essa trajetória histórica, é evidente que os desafios educacionais no Brasil são extremamente complexos retratados nas dificuldades de aprendizagem dos alunos no sistema de ensino atual. Pensando nisso, o governo brasileiro implementou testes de avaliação do desempenho para os alunos, sendo a Prova Brasil um desses instrumentos. Conforme ressaltado por Juchum (2016), essa prova desempenha um papel crucial ao permitir uma reflexão e revisão de diversas questões relacionadas a aprendizagem, especialmente no que diz respeito à competência em leitura e escrita. Outra avaliação de relevância é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2018), revelou que o Brasil apresenta um nível de proficiência consideravelmente baixo em Leitura, Matemática e Ciências em comparação com outros 78 países. Acrescentou, também, que aproximadamente 50% dos brasileiros não alcançaram o patamar mínimo de proficiência que todos os jovens deveriam atingir até o fim do ensino médio, somados aos dados de que os estudantes brasileiros estão, em média, dois anos e meio abaixo dos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no que se refere ao nível de proficiência em leitura.

Publicado

2025-03-10