Narrativa da Contribuição da Produção da Escrita de Poemas para o Desenvolvimento da Habilidade de Criatividade e a Competência Escritora de Alunos do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais
Palavras-chave:
produção da escrita; habilidade; competência e criatividade; poemas.Resumo
Este trabalho propõem uma reflexão sobre a contribuição da produção de escrita de textos, que permeia e auxilia no desenvolvimento da habilidade de criatividade na escrita autoral dos alunos, a partir da poesia de Manoel de Barros. Este artigo tem como objetivo geral analisar as Contribuições da produção da escrita e criação de poemas para o desenvolvimento da habilidade de criatividade e a competência escritora dos alunos do ensino fundamental, nos anos iniciais. Para tanto o objeto de análise são os poemas autorais produzidos pelos alunos do 4º ano, nos anos iniciais do ensino fundamental I, de uma escola municipal, localizada na cidade de Sidrolândia. Com base na teoria de aprendizagem, que apresenta argumentações teóricas estruturada em autores como Vygotsky (1896-1934), Freire (1987; 2001; 2005), Dolz e Schneuwly (2004) e também em estudos de autores que alicerçam e estimulam a criatividade da produção autoral de poemas dos alunos nos anos iniciais, na concepção do desenvolvimento pedagógico da habilidade de criatividade, por meio da escrita, proporcionando um aprendizado de forma contextualizado e significativo nas aulas de língua portuguesa.