Identidade dos Estudantes da Educação Básica
Palavras-chave:
Identidade, Evasão escolar, Educação básica.Resumo
A respectiva pesquisa teve por objetivo analisar a identidade dos estudantes da educação básica. Partindo de observações levantadas dos problemas presente nas unidades escolares enfatizando um dos pontos em evidência como a evasão escolar que causa uma inquietude nos profissionais da educação. Por conta da evasão muitos estudantes têm deixado de frequentar a escola e ingressado no mercado de trabalho precocemente. Com isso, surge a preocupação em compreender a identidade desses estudantes e pautar os seus objetivos e estratégias para o futuro. Assim, este artigo tem a finalidade de analisar os discursos dos estudantes do terceiro ano, de uma escola pública estadual, coletados por meio de um questionário com 16 questões dissertativas. O material analisado formou os recortes que constituíram em enunciados. Em todo o artigo, destacamos o apoio teórico dos autores como Orlandi (1996, 1999, 2001, 2005, 2008), Hall (2002), Pêcheux (2002), Possenti (2004), que alicerçam os estudos da análise do discurso e dá sustentação aos discursos presente neste artigo propondo os efeitos e sentidos. Assim, Orlandi (1999) afirma que as palavras mais comuns ditas no cotidiano, são reproduzidas sendo elas modificadas e carregadas de sentidos, não sabendo como foram constituídas, mas utilizadas na comunicação.