A Relevância Dos Gêneros Textuais No Desenvolvimento Do Leitor No Ensino Fundamental

Autores

  • Josimere Simão De Souza Castro UERJ
  • Tais Turaça Arantes UFRJ

Palavras-chave:

Gêneros Textuais. Aprendizagem. Proficiência.

Resumo

O tema desta pesquisa aborda a importância do contato com diferentes gêneros textuais no Ensino Fundamental para a formação do leitor. O objetivo principal é compreender e destacar como essa interação pode aprimorar a competência leitora e contribuir para a constituição do sujeito em sociedade. Especificamente, busca-se identificar e refletir sobre os diversos gêneros presentes na sociedade, discutindo sua função social e investigando como a reflexão crítica e a competência leitora podem ser aprimoradas por meio desse contato. A metodologia empregada é qualitativa, visando à compreensão e interpretação do conteúdo. Será realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando fontes especializadas e selecionadas, com leitura cuidadosa, fichamentos e análise das obras. Como referencial teórico, este trabalho se baseia nas contribuições de Luiz Antônio Marcuschi (2002), Mikhail Bakhtin (1992) e Vanilda Salton Köche (2017), que dialogam de maneira significativa com o tema proposto. Os resultados desta pesquisa demonstram que o contato com diversos gêneros textuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir significativamente para o aprimoramento da competência leitora e para a formação integral do sujeito em sociedade.

Publicado

2025-01-10