Recursos Ta E Tic para o Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa para Alunos com Deficiências Visuais

Autores

  • Lediane Rodrigues de Paula PG-UEMS
  • Herbetz Ferreira PPG-UEMS

Palavras-chave:

Tecnologia Assistivas; Tecnologia de Informação e Comunicação; Deficiência Visual; Baixa Visão; Cegueira

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo verificar os diversos recursos de ensino da língua portuguesa para pessoas com deficiência visual, abrangendo os casos de baixa visão e cegueira. Faremos uma breve revisão do processo histórico da educação de pessoas cegas em consonância pontuaremos os marcos históricos da “educação especial” no Brasil e eventos internacionais que marcaram o atendimento educacional para as pessoas com deficiência, estes por vez que legitimaram o direito ao acesso com garantia a permanência, ou seja, dispor de recursos materiais e pessoal para atendimento de  alunos com  necessidades especificas, por conferir que são ações hegemônicas, pois tais procedimento refletiram não só ao sujeitos desta pesquisa, mas também ao acesso à educação de diferentes tipos de deficiências, neste ensejo, cabe a este trabalho esclarecer o conceito de deficiências segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Por conseguinte, a resolução de 2001 (CNE/CEB N°2) dispõe a garantia de “matrícula a todos os alunos, cabendo a escola organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades especiais”. Valendo-se deste contexto de democratização escolar o qual garante o acesso à educação a pessoa com deficiência, cabe a escola cumprir com seu papel socializador, integrando o aluno com necessidades especiais, provendo de recursos de acessibilidade para que o aluno deficiente possa participar de forma segura, viabilizando sua autonomia e participação escolar. Embora tenha-se uma serie de aparatos de recursos e ajudas técnicas para pessoas com deficiência é importante salientar que a informatização do ambiente escolar passa a ser uma ferramenta acessível a esta inclusão uma vez que os programas de computadores e softwares contribuem de forma singular. Para Santos (2012) a introdução de novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar tende a reduzir as barreiras de inclusão para os deficientes visuais. Santos (2012) desde que estejam corretamente adaptadas ao usuário. É nesta perspectiva que apresentaremos as Tecnologias de Informação e comunicação com o ensejo de contribuir para o ensino da Língua Portuguesa para alunos com deficiência sensorial.

Publicado

2025-01-10