O DISCURSO “DO SURGIMENTO DO TERMO BULLYING”

Autores

  • Giovana Buffon Arce PG-UEMS
  • Marlon Rodrigues NEAD-UEMS

Palavras-chave:

Análise; Bullying; Cronologia; Personagens.

Resumo

O presente estudo visa analisar o discurso “do surgimento do termo bullying”, suas denominações nos mais diversos países, inclusive no Brasil. Aspectos cronológicos em relação à sua origem e o momento no qual passou a ser objeto de pesquisas e estudos. Ainda, conceituou-se disciplina, indisciplina, violência, agressividade e bullying no ambiente escolar. Quais condutas e parâmetros definem essas práticas, quando deixam de ser meras brincadeiras entre crianças e adolescentes e passam a ter alto teor ofensivo, configurando a prática do bullying. Identificar as personagens que compõem a cena do bullying: vítima, agressor e espectador e quais os seus perfis. Destacar as formas de ocorrência: horizontal e vertical, inclusive a incidência em relação aos sexos feminino e masculino. O olhar e considerações sobre o fenômeno na ótica da psicologia e medicina, relatando os sintomas apresentados pelas vítimas e ainda a interpretação do judiciário para detectar, coibir e punir a prática do bullying. 

Publicado

2024-02-11