INDISCIPLINA EM SALA DE AULA NA VISÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Carolina Buffon Schmidt PG-UEMS

Palavras-chave:

Indisciplina, Flexibilidade, Autoritarismo, Metodologias Ativas.

Resumo

Este trabalho traz uma breve reflexão sobre a indisciplina em sala de aula. Através de estudos observando professores aposentados e ativos percebe-se que o conflito de gerações é marcante nas atitudes dos profissionais inativos. Os ativos apresentam maior flexibilidade ao lidar com questões consideradas “indisciplina” adotando uma postura mais próxima e que permite ao grupo formular contratos didáticos para que a aprendizagem seja democrática e fruto da responsabilidade e parceria de todos os envolvidos no processo de ensino. Já os profissionais aposentados apresentam uma postura mais autoritária que consideramos fruto da educação tradicional vivida no passado. Isto não é regra visto que observamos que há professores que são abertos a novos olhares e percebem a necessidade de adequação e busca através de metodologias ativas para um novo momento na educação.

Publicado

2024-02-11