O DISCURSO POR TRÁS DA NOTÍCIA: A COBERTURA DE VEJA SOBRE A REELEIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF

Autores

  • Luciana Gomes da Silva UEMS-PG

Palavras-chave:

Discurso midiático; Discurso político; Mídia impressa; Cobertura das eleições.

Resumo

Em 26 de outubro de 2014, Dilma Rousseff (PT) reelegeu-se presidenta do Brasil, após vencer o segundo turno das eleições com uma diferença apertada em relação ao seu adversário Aécio Neves (PSDB). Desde a redemocratização, o Brasil não tinha uma eleição presidencial tão acirrada e incerta. Marcada pela morte de Eduardo Campos (PSB), o escândalo de corrupção na Petrobras, o fracasso da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol e denúncias contra Aécio Neves, acusado de construir um aeroporto particular, enquanto era governador de Minas Gerais. Com tantas reviravoltas, a eleição ganhou destaque na imprensa, sobretudo nas principais revistas semanais de informação. Este tipo de mídia posiciona-se no mercado pelos temas abordados e pela proposta editorial que apresenta e que representa suas posições ideológicas. Deste modo, este artigo tem como objetivo analisar os discursos de capa das edições 2398 e 2399, de Veja, para compreender de que forma a revista constrói a imagem discursiva de Dilma Rousseff pós-vitória. A escolha de Veja justifica-se devido à liderança no segmento, pertencer a um importante conglomerado de mídia, o Grupo Abril, e possuir uma linha editorial pautada na política partidária de direita. Os resultados apontam uma posição ideológica contrária à reeleição e a permanência do PT no poder. O artigo está dividido em tópicos. O primeiro elucida o cenário da eleição presidencial de 2014. O segundo aborda o perfil de uma revista semanal de informação e traz um sub-tópico sobre a revista Veja. O terceiro, e último, faz uma reflexão sobre “discurso” e em seguida é exposto um sub-tópico sobre o discurso de Veja acerca da reeleição, em que são apresentadas as análises.

Publicado

2023-08-10