A VARIEDADE LINGUÍSTICA À SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES SOBRE O DISCURSO PRESENTE NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ANÚNCIOS E PLACAS PUBLICITÁRIAS
Palavras-chave:
Variações linguísticas; Sequência de atividades; Placas; Múltiplos sentidos.Resumo
Andar por uma rua e se deparar com placas e anúncios publicitários nos grandes e pequenos centros faz parte do convívio e da vida social de todos. Esse tipo de texto é importante porque é por meio dele em que os falantes podem: oportunizar uma vaga de emprego, oferecer ou divulgar um produto, chamar a atenção para um determinado assunto, levando em consideração que uma das características desse gênero textual é que ocorra a comunicação entre os falantes. Para que essa comunicação seja feita de maneira eficaz se faz necessário que não ocorra ambiguidade na língua, ou seja é essencial que se utilize a língua portuguesa de forma clara e objetiva e se possível empregando a norma padrão, sem inadequações ortográficas ou de concordâncias. Ao ler um texto o leitor não consegue compreendê-lo significa que a língua portuguesa não foi empregada de forma adequada, nesse caso a comunicação fica prejudicada e a informação ao qual o texto foi proposto não acontece. Porém ao analisar um texto deve-se analisar que o sujeito produtor de um texto ao produzi-lo imprime nele suas vivências linguísticas e conhecimentos ortográficos que já fora adquirido por ele. Entende-se então que tais textos têm ali a autoria, portanto devem ser observados com cautela a fim de preservar a natureza criativa do sujeito autor. Nesse sentido o presente artigo apresentará um breve relato de uma sequência de atividades sobre variedades linguísticas e pesquisa sobre anúncios e placas publicitárias com erros ortográficos, realizada com estudantes de uma turma do 7º ano de uma escola pública. Esperava-se que ao final do trabalho os alunos pudessem compreender as variedades linguísticas, os múltiplos sentidos da língua portuguesa e os diferentes falares dos brasileiros, bem como possibilitar o conhecimento ortográfico e a importância das tecnologias em sala de aula. Para aprimorar os conhecimentos teóricos utilizamo-nos de leituras de Pinto (1996), Geraldi (2002, 2015), Bagno (2003,2004), Marcuschi (2010) e Orlandi (2015). Que abordam temáticas voltadas às habilidades em reconhecer de forma mais clara e objetiva os usos da língua portuguesa nas diferentes situações comunicativas e os sentidos (re)criados a partir de tais usos. E como material de consulta aos recursos gramaticais e análise e reflexões linguísticas, fizemos uso dos teóricos Mesquita e Além dos suportes teóricos realizou-se um trabalho reflexivo sobre os locais que em tais textos estavam inseridos e a produção criativa da mensagem a ser transmitida.