A REPRESENTAÇÃO PERFORMÁTICA DA FEMINILIDADE NO MANGÁ MOUJUU SCHOOL DAYS
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar a representação da feminilidade no gênero yaoi que, por sua vez, faz parte das mídias japonesas, como os animes e mangás. Para tanto, utilizar-se-á da construção mimética dos personagens fictícios, partindo do pressuposto da performatividade de gênero, da teoria pós-estruturalista feminista, no mangá Moujuu School Days, de Saeko Kamon. Sem deixar de destacar as distinções culturais e ideológicas presentes no conteúdo dessa mídia, pretendemos demonstrar qual a função da feminilidade, entendida como performatividade construída social e culturalmente, na qual o personagem identificado como uke (passivo) está imerso. Para o desenvolvimento desta análise, utilizaremos, como aportes teóricos, a ferramenta de entretenimento, no caso os mangás (GRAVETT, LUYTEN e SATO); sobre o gênero de mangá yaoi, o estudioso sobre a sexualidade (FOULCAUT) e, por fim, a teoria da performatividade assim como a questão do discurso da feminilidade com (BUTLER e SALIH).