O Ensino de Ortografia e os Erros mais Recorrentes

Um Estudo Preliminar entre duas Escolas Públicas de Coxim e Campo Grande, Mato Grosso Do Sul

Autores

  • Thalitta Mascarenhas Custódio Dias UEMS - PROF LETRAS-CG
  • Ana Maria Salvador UEMS - PROF LETRAS-CG
  • Marlon Leal Rodrigues NEAD/UEMS

Resumo

A relevância do presente trabalho está nas dificuldades encontradas em sala de aula no ensino da ortografia, apresentadas por meio de um questionário aplicado em duas escolas com diferentes perfis de alunados. Nesse artigo, serão descritas as falhas encontradas nas respostas dadas, tendo como objetivo comprovar a necessidade do ensino da grafia, da variante padrão da língua materna, além de trazer atividades para amenizar a ocorrências dos erros. Para nortear o trabalho, serão utilizados além dos textos oficiais, as pesquisas de Marchuschi (2010) e Travaglia (2009), dentre outros.

Publicado

2022-03-18