Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">A Web-Revista DISCURSIVIDADE Estudos Lingüísticos foi inicialmente uma publicação do CEPAD – Centro de Pesquisa em Análise do Discurso da Unidade Universitária de Campo Grande tendo sido vinculada aos Cursos de Letras: Licenciatura Port/Inglês e Port/Espanhol com suas respectivas literaturas; e Bacharelado. A partir da edição número 20 A Web-Revista Discursividade passa a pertencer a Pantanal, Editora e Livraria. Ressaltamos que a linha editorial da revista continua inalterada.</span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">ISSN: <strong style="color: #ffffff; font-family: 'Hobo Std'; font-size: large; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: -webkit-center; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #000000; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial;">1983-6740</strong></span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">QUALIS QUADRIÊNIO 2013-2016: B4</span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">Endereço Eletrônico: http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/discursividade </span></p> pt-BR Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.2.0.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Crônicas da Academia: linguagem, ideologia e política / Marlon Leal Rodrigues. Campo Grande: Gráfica Mundial, 2021. 66 p. http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/346 <p>Crônicas da Academia: linguagem, ideologia e política” é uma obra inteligente, nada comedida, sarcástica e uma bela viagem por alguns anos de vida acadêmica e profissional do autor, professor doutor, Marlon Leal Rodrigues. São páginas enriquecidas por uma fonte bebível de palavras sobre as vivências de quem sabe, impecavelmente, descrever o momento, ler as entrelinhas, descrever o sentido dos acontecimentos, prever as novidades, bem como prever movimentos repetidos da história.&nbsp; Conhece, como poucos, a análise do discurso na linha franco/brasileira.</p> Ceyd Eulacita Moreles Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/346 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Ficha e Expediente http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/334 <p>A Web Revista Discursividade, Estudos Linguísticos foi doada pelo Núcleo de Estudos em Análise do Discurso, coordenado pelo Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues. As edições publicadas no site do Centro de Pesquisa e Análise do Discurso CEPAD – agora pertencem ao site da Editora Pantanal, porém sem perder o endereço de registro.&nbsp; A Web Revista contará com a colaboração dos professores e de núcleos de pesquisa para continuar a publicação de artigos, resenhas de livros e dissertações.&nbsp; O atraso da edição não traz danos aos autores, coautores e apoiadores: - Centro de Pesquisa em Análise do Discurso -CEPAD - Núcleo de Estudos em Análise do Discurso – UEMS.</p> <p>&nbsp;</p> <p>A Web Revista contará com a colaboração dos professores e de núcleos de pesquisa para continuar a publicação de artigos, resenhas de livros e dissertações.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Apoiadores:</p> <p>&nbsp;</p> <p>-Núcleo de Estudos em Análise do Discurso–UEMS</p> <p>&nbsp;</p> <p>Publicação mensal por linha teórica ou por tema que integram os estudos linguísticos.</p> Glaucia Domingos, Euzenir Siva Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/334 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Sumário http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/348 <p>sumário</p> Euzenir Francisca da Silva Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/348 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 APRESENTAÇÃO http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/335 <p>A Web-Discursividade, Estudos Linguísticos apresenta mais um conjunto de texto com segue abaixo.</p> <p>Josiane Pereira da G. Cavalcanti e Marlon L. Rodrigues fazem uma análise dos Operadores<strong> Argumentativos de Machado de Assis: </strong>O trabalho a seguir apresenta as informações norteadoras do processo de letramento, caracterizadas pela reflexão sobre a função social da literatura. O objetivo é estabelecer uma associação contextual dos operadores argumentativos na obra literária de Machado de Assis</p> Euzenir Siva Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/335 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Operadores Argumentativos de Machado de Assis http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/336 <p>O trabalho a seguir apresenta as informações norteadoras do processo de letramento, caracterizadas pela reflexão sobre a função social da literatura. O objetivo é estabelecer uma associação contextual dos operadores argumentativos na obra literária de Machado de Assis. Para tanto, foram acrescentadas considerações desenvolvidas ao longo do estudo orientado e das discussões relacionadas à significação semântica das palavras e à textualidade argumentativa. As metodologias de ensino se voltaram para a questão da equidade com relação à apresentação igualitária e humanista dos mais diversos temas a serem discutidos, já que o que se espera é um movimento progressivo de intencionalidade persuasiva sob o olhar de cada personagem em uma obra. A argumentação desenvolvida por meio da utilização de operadores possui um teor reflexivo, capaz de minimizar os efeitos da ausência de personalidade que afetam a sociabilidade humana. Esses efeitos de ausência provocam um afastamento nas relações, porque pretendem provocar o estranhamento diante dos fatos. Isso acarreta em um estilo próprio, que demanda uma análise das informações que considere os elementos necessários para a interpretação. Sendo assim, a utilização de uma conjunção, e seu funcionamento no interior do texto, considerando a intencionalidade, é capaz de produzir ato singular, agregando identidade própria. Além disso, esse funcionamento, que ocorre tanto na escrita como na oralidade, põe em questão o modelo organizacional atual. Vê-se que a pluridimensionalidade da argumentação no texto literário aparece como instrumento construtivo de conhecimento e de desenvolvimento humano integral.</p> Josiane Pereira da Gama Cavalcanti, Marlon Rodrigues Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/336 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Memórias Didático-Pedagógicas: Experiências de profissionais da Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/337 <p>O presente trabalho foi desenvolvido pelo acadêmico do 2° ano do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. A proposta tem por finalidade a retomada das memórias didático-pedagógica dos profissionais da educação. A profissão do professor é cercada de desafios a serem superados, embora haja inúmeras funções do profissional. É uma profissão rodeada de desvalorização e precariedade Além da agressão física e verbal, o desinteresse dos alunos, que vem marcando o fim da segunda década do século XXI, faz com que cada vez mais o professor exerça função além do conteúdo, a educação de valores que deveria ser função das famílias dos educandos. Diante de fatos, observados e anunciados constantemente, foi elaborada uma entrevista com uma docente do curso superior de Letras com o objetivo de destacar a Memória Didático-Pedagógica de profissionais da educação.</p> <p>&nbsp;</p> Alberto Benicio dos Santos , Marlon Rodrigues Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/337 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Metonímia e Multiletramento na Poesia Aldravista: Um estudo das Aldravias inaugurais http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/338 <p>Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que versa sobre as contribuições das aldravias para o multiletramento. Explora-se a interconexão entre a metonímia e o multiletramento na poesia aldravista, com foco nas aldravias inaugurais. A metonímia, uma figura de linguagem que substitui um termo por outro com o qual tem uma relação de contiguidade ou semelhança, desempenha um papel fundamental nas aldravias inaugurais. Além disso, investiga-se como a metonímia na aldravia promove o multiletramento, exigindo do leitor uma interpretação que abrange diversas dimensões linguísticas, culturais, visuais, semânticas e emocionais. O objetivo deste estudo é destacar como a metonímia, ao ser empregada na aldravia, amplia as dimensões da leitura e interpretação poéticas, promovendo uma experiência poética mais rica e diversificada para o leitor.</p> <p>&nbsp;</p> Flávia Guiomar Ferreira da Silva Rohdr, Antonio Carlos Santana de Souza Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/338 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Um Breve Olhar da Evolução dos Movimentos Literários de Machado de Assis a Manoel de Barros À Luz da Transgressão e Inovação. http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/339 <p>O presente ensaio tem como objetivo fazer uma análise comparatória entre dois grandes escritores brasileiros: Machado de Assis e Manoel de Barros, sendo eles transgressores de uma estética sem deixar de reconhecer os processos evolutivos e os seus valores enquanto literatos.</p> Athayde Nery de Freitas Junior, Wagner Corsino Enedino, João Luís P. Ourique Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/339 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Além das Palavras: Análise Linguística da Resenha Crítica “História da Resistência Indígena: 500 Anos de Luta”, de Benedito Prezia, Publicada no Jornal Porantim, sobre as Causas Indígenas http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/340 <p>A linguagem é a força motriz que sustenta a riqueza do contexto social e cultural, enriquecendo as narrativas, preservando identidades e construindo pontes de entendimento entre as diversas facetas da sociedade. Assim, este artigo propõe uma análise na linguagem empregada na resenha crítica da obra “História da resistência indígena: 500 anos de luta”, de Benedito Prezia, sobre as causas indígenas, evidenciando a capacidade de transcender a simples transmissão de informações. A escolha cuidadosa das palavras e o tom adotado não apenas enriquecem a compreensão do leitor sobre as complexidades das questões indígenas, mas também desempenham um papel vital na promoção da conscientização e no desmantelamento de estereótipos prejudiciais. A linguagem crítica estimula a reflexão e o diálogo construtivo, facilitando uma compreensão mais profunda das ricas tradições e desafios enfrentados pelas comunidades indígenas. Nesse viés, a linguagem na resenha crítica emerge como uma ferramenta poderosa de transformação social, amplificando as vozes indígenas, estimulando a empatia e inspirando ações coletivas que visam à equidade em prol da justiça e do reconhecimento cultural.</p> Ana Rúbia Delfin Ávila, Gabriela Piovesan Leitão Tibola Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/340 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Teorias Linguísticas – Concepção De Língua E Linguagem http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/341 <p>Este artigo é resultado de estudos sobre a concepção de língua e linguagem, suas fases de formação e retrospectos históricos. Nesse sentido, podemos dizer que a língua é um meio de comunicação e a linguística é a ciência que estuda as línguas naturais. Assim, podemos compreender que a linguagem é usada para articular e transmitir informações, composta por três sistemas, sendo eles, sistema semântico, sintático e discursivo. Compreendemos que o semântico é a representação linguística dos significados, o sintático trata da combinação dos signos no enunciado, discursivo é formado pelo conjunto das negociações intersubjetivas. Esses sistemas nos auxiliam na compreensão da linguagem por signos, dessa forma, podemos compreender que linguagem natural é a falada pelos seres humanos. Aquela que envolve e acontece de forma dinâmica. Uma característica importante da linguagem humana são os sons, uma forma aliada na interação e na progressão da linguagem. No presente artigo destacaremos a importância da filologia para a linguística, que se dava a partir dos estudos aprofundados de uma língua como forma de compreender o “mistério” das letras e palavras, os filólogos, segundo Bakthin (1996, pg. 101) foram os primeiros linguistas, que buscava a compreensão dos verbetes correspondendo aos significados atuais, aproximando da nossa realidade e dando sentido as palavras, analisando a forma que eram utilizadas na comunicação. Bakthin afirma que os primeiros filólogos foram os sacerdotes que buscavam decifrar as escrituras sagradas e estudar a forma que a linguagem circulava naquele determinado momento. Vale destacar, que os estudos que realizavam de uma língua deviam a compreensão da cultura e do meio social inseridos. A língua é a representação de uma sociedade, em um determinado momento. E neste texto, identificaremos algumas marcas linguísticas estudadas, analisadas e compreendidas, além de destacar as influencias que a língua sofre e as mudanças em relação às gerações e a historicidade, os teóricos que marcaram os estudos da língua e as variações que sofrem, podendo citar como o “dizer popular” e a gramática estrutural.</p> Ceyd Moreles, Valdicleia Fernandes Nunes, Antonio Carlos Santana de Souza Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/341 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Mulheres na Política: O Discurso de Fortalecimento da Representatividade Feminina http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/342 <p>Este artigo tem como objetivo analisar a posição discursiva das mulheres visando o fortalecimento feminino na atual situação política do Brasil, bem como as especulações em relação a participação feminina, sendo apontada como posição inferior a participação masculina. Com um estudo de cunho bibliográfico foram analisados alguns tópicos fundamentais: a representação da mulher na família, as barreiras impostas pela sociedade patriarcal e a luta feminina em função da desigualdade política social entre homens e mulheres. Embora, não haja um alto valor quantitativo de participação das mulheres no cenário político foram consideradas as conquistas que de fato fizeram e, ainda hoje fazem a diferença na luta feminina.</p> Karla lopes da Silva Rodrigues Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/342 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 A Relevância Dos Gêneros Textuais No Desenvolvimento Do Leitor No Ensino Fundamental http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/347 <p>O tema desta pesquisa aborda a importância do contato com diferentes gêneros textuais no Ensino Fundamental para a formação do leitor. O objetivo principal é compreender e destacar como essa interação pode aprimorar a competência leitora e contribuir para a constituição do sujeito em sociedade. Especificamente, busca-se identificar e refletir sobre os diversos gêneros presentes na sociedade, discutindo sua função social e investigando como a reflexão crítica e a competência leitora podem ser aprimoradas por meio desse contato. A metodologia empregada é qualitativa, visando à compreensão e interpretação do conteúdo. Será realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando fontes especializadas e selecionadas, com leitura cuidadosa, fichamentos e análise das obras. Como referencial teórico, este trabalho se baseia nas contribuições de Luiz Antônio Marcuschi (2002), Mikhail Bakhtin (1992) e Vanilda Salton Köche (2017), que dialogam de maneira significativa com o tema proposto. Os resultados desta pesquisa demonstram que o contato com diversos gêneros textuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir significativamente para o aprimoramento da competência leitora e para a formação integral do sujeito em sociedade.</p> Josimere Simão De Souza Castro, Tais Turaça Arantes Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/347 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 Recursos Ta E Tic para o Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa para Alunos com Deficiências Visuais http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/344 <p>A presente pesquisa tem por objetivo verificar os diversos recursos de ensino da língua portuguesa para pessoas com deficiência visual, abrangendo os casos de baixa visão e cegueira. Faremos uma breve revisão do processo histórico da educação de pessoas cegas em consonância pontuaremos os marcos históricos da “educação especial” no Brasil e eventos internacionais que marcaram o atendimento educacional para as pessoas com deficiência, estes por vez que legitimaram o direito ao acesso com garantia a permanência, ou seja, dispor de recursos materiais e pessoal para atendimento de&nbsp; alunos com&nbsp; necessidades especificas, por conferir que são ações hegemônicas, pois tais procedimento refletiram não só ao sujeitos desta pesquisa, mas também ao acesso à educação de diferentes tipos de deficiências, neste ensejo, cabe a este trabalho esclarecer o conceito de deficiências segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Por conseguinte, a resolução de 2001 (CNE/CEB N°2) dispõe a garantia de “matrícula a todos os alunos, cabendo a escola organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades especiais”. Valendo-se deste contexto de democratização escolar o qual garante o acesso à educação a pessoa com deficiência, cabe a escola cumprir com seu papel socializador, integrando o aluno com necessidades especiais, provendo de recursos de acessibilidade para que o aluno deficiente possa participar de forma segura, viabilizando sua autonomia e participação escolar. Embora tenha-se uma serie de aparatos de recursos e ajudas técnicas para pessoas com deficiência é importante salientar que a informatização do ambiente escolar passa a ser uma ferramenta acessível a esta inclusão uma vez que os programas de computadores e softwares contribuem de forma singular. Para Santos (2012) a introdução de novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar tende a reduzir as barreiras de inclusão para os deficientes visuais. Santos (2012) desde que estejam corretamente adaptadas ao usuário. É nesta perspectiva que apresentaremos as Tecnologias de Informação e comunicação com o ensejo de contribuir para o ensino da Língua Portuguesa para alunos com deficiência sensorial.</p> Lediane Rodrigues de Paula, Herbetz Ferreira Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/344 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000 O Texto Publicitário- Sentidos Dicotômicos, Antagônicos E Subliminares http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/345 <p>O presente artigo trata da análise dos signos em propagandas de cigarro da atualidade e de épocas anteriores. Nele são estabelecidos comparativos que subsidiam as escolhas feitas em cada época e que retratam o momento em que vigoram. A análise transcorre sob a perspectiva teórica da semiótica greimasiana e da análise do discurso, ambas de linha francesa. De acordo com a teoria semiótica, todo texto é encarado como narrativo por ser formado por transformações de estados do sujeito, estas ocorridas mediante manipulações, em que sujeito e objeto são colocados em relação e um contrato de aquisição de valores se propõe, o qual pode ser aceito, a depender da crença do sujeito manipulado nos valores propostos. As manipulações funcionam desde que o sujeito manipulado desempenhe uma performance. Para realizar a performance, é preciso que o sujeito possua certas condições modais, ou seja, precisa ser levado a querer ou dever fazer; para agir, necessita adquirir a competência para fazê-lo, competência esta sugerida do sujeito destinador manipulador para o sujeito destinatário manipulado. A estratégia utilizada nas propagandas, analogamente, baseia-se no convencimento do sujeito destinatário, lançando mão da proposta de possíveis “vantagens” advindas da adesão ou não ao produto oferecido (no caso, o cigarro). O cenário propício ao surgimento de significados diversos para um mesmo objeto de análise é desenhado, retratando que as “condições de produção” (Pêcheux, 1995), são cruciais para explicar porque um dado discurso é produzido -e não outro - num dado momento histórico. Na observação das circunstâncias em que os discursos surgem, é possível inferir, também, porque algo é dito de determinada maneira, e supor quais as estratégias cognitivas e ideológicas são utilizadas para imprimir no objeto um determinado valor. Neste ponto se interseccionam as teorias semiótica e análise do discurso, considerando-se que ambas abordam sujeitos e valores; enquanto a primeira perscruta como o sujeito constrói discursivamente os valores, a segunda analisa o que leva o sujeito a construir seu discurso de determinada forma. Tal intersecção faz essas teorias convergentes e complementare.</p> Elaine Cristina dos Reis Rosenacker, Tais Turaça Arantes Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/345 Fri, 10 Jan 2025 00:00:00 +0000