Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">A Web-Revista DISCURSIVIDADE Estudos Lingüísticos foi inicialmente uma publicação do CEPAD – Centro de Pesquisa em Análise do Discurso da Unidade Universitária de Campo Grande tendo sido vinculada aos Cursos de Letras: Licenciatura Port/Inglês e Port/Espanhol com suas respectivas literaturas; e Bacharelado. A partir da edição número 20 A Web-Revista Discursividade passa a pertencer a Pantanal, Editora e Livraria. Ressaltamos que a linha editorial da revista continua inalterada.</span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">ISSN: <strong style="color: #ffffff; font-family: 'Hobo Std'; font-size: large; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: -webkit-center; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #000000; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial;">1983-6740</strong></span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">QUALIS QUADRIÊNIO 2013-2016: B4</span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">Endereço Eletrônico: http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/discursividade </span></p> pt-BR Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 OJS 3.2.0.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/350 <p>A Web Revista Discursividade, Estudos Linguísticos foi doada pelo Núcleo de Estudos em Análise do Discurso, coordenado pelo Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues. As edições publicadas no site do Centro de Pesquisa e Análise do Discurso CEPAD – agora pertencem ao site da Editora Pantanal, porém sem perder o endereço de registro.&nbsp; A Web Revista contará com a colaboração dos professores e de núcleos de pesquisa para continuar a publicação de artigos, resenhas de livros e dissertações.&nbsp; O atraso da edição não traz danos aos autores, coautores e apoiadores: - Centro de Pesquisa em Análise do Discurso -CEPAD - Núcleo de Estudos em Análise do Discurso – UEMS.</p> Marlon Leal Rodrigues Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/350 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Sumário http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/352 <p>Sumário</p> Marlon Leal Rodrigues Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/352 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 APRESENTAÇÃO http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/353 <p>Apresentação</p> Marlon Leal Rodrigues Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/353 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 A Participação da Organização das Nações Unidas (Onu) no Conflito Palestina-Israel: uma Análise A Partir do Discurso do Secretário-Geral Da Onu, António Guterres http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/366 <p>O presente artigo tem como objetivo analisar alguns discursos acerca da participação da “Organização das Nações Unidas” (ONU) na Questão Palestina. A pesquisa de cunho qualitativo teve como corpus o discurso do secretário-geral da ONU, Sr. António Guterres, pronunciado durante a reunião do “Conselho de Segurança da Organização”. Para esse fim, tomou-se como principal base teórica os estudos voltados para a teoria da Análise do Discurso (AD) considerando as reflexões de Eni P. Orlandi. Considerando a posição sujeito, como Secretário-Geral, António Guterres enquanto representante das ideologias institucionais da ONU, esclarecidas na Carta Magna. Para efeito de análise, a metodologia do artigo foi desenvolvida de forma a permitir uma análise descritiva do funcionamento da linguagem a partir do corpus. Com base nos recortes do discurso, o método optado consiste em analisar os fatores sócio-histórico-culturais e ideológicos entre os períodos de 1880 - 1968 que influenciaram e influenciam nas decisões sobre o presente conflito. Por fim, o artigo é concluído destacando as consequências enquanto efeito de sentido das ações tomadas</p> Débora Espinoça, Marlon Leal Rodrigues Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/366 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 ALÉM DE TODES: O gênero Neutro no português brasileiro http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/355 <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais pontos do debate acerca da introdução do gênero neutro no Português Brasileiro como objeto de estudo do campo da sociolinguístico. Utilizando como metodologia de pesquisa a busca de referências teóricas para: apresenta-se o conceito de gênero neutro e de Linguagem Inclusiva presentes no manual linguístico <em>Manual Para o Uso da Linguagem Neutra em Língua Portuguesa</em> (FRENTE TRANS, 2022), expor as diferencias entre o gênero gramatical das palavras e o gênero psicossocial (GP) do falante a luz das ideias de Possenti (2022), desenvolver a ideia que a dominação do gênero masculino na linguagem pautado em Freitag (2022) e a parti da análise de Barbosa Filho (2022) dos projetos de Lei que vetam o gênero neutro analisasse a PL 212/2021 qual tornou-se a Lei estadual nº 5.820 em vigor no Mato Grosso do Sul. Ao fim os pesquisadores concluem que o gênero neutro vai além da troca de vogais temática, pois a compreensão transpassa por viés além da gramatica normativa adentrando no campo social dos interlocutores.</p> Leandro Carneiro Oliveira, Cristiane Schmidt Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/355 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Linguagem Formal e Informal e suas Adequações ao Contexto Comunicativo http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/356 <p>A linguagem formal e informal são duas variantes linguísticas utilizadas no processo de comunicação, no entanto em contextos diferentes. São alterações da língua de ocorrem de acordo com o grau de formalidade, onde a língua pode sofrer mudanças entre a linguagem falada e escrita. A variação linguística ocorre devido a variedades dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de alteração do vocabulário, pronúncia e grafia. Nesse sentido, é essencial que o falante saiba adequar o seu discurso aos diferentes contextos comunicativos, principalmente nos profissionais e acadêmicos. Para uma melhor abrangência dos conteúdos, nos baseamos nas concepções de alguns teóricos e estudiosos que abordam a temática em questão dentro de uma perspectiva de estudo da Linguística e da Sociolinguística.</p> Regina Aparecida Brito Nascimento da Silva, Natalina Sierra Assêncio Costa Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/356 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Identidade dos Estudantes da Educação Básica http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/357 <p>A respectiva pesquisa teve por objetivo analisar a identidade dos estudantes da educação básica. Partindo de observações levantadas dos problemas presente nas unidades escolares enfatizando um dos pontos em evidência como a evasão escolar que causa uma inquietude nos profissionais da educação. Por conta da evasão muitos estudantes têm deixado de frequentar a escola e ingressado no mercado de trabalho precocemente. Com isso, surge a preocupação em compreender a identidade desses estudantes e pautar os seus objetivos e estratégias para o futuro. Assim, este artigo tem a finalidade de analisar os discursos dos estudantes do terceiro ano, de uma escola pública estadual, coletados por meio de um questionário com 16 questões dissertativas. O material analisado formou os recortes que constituíram em enunciados. Em todo o artigo, destacamos o apoio teórico dos autores como Orlandi (1996, 1999, 2001, 2005, 2008), Hall (2002), Pêcheux (2002), Possenti (2004), que alicerçam os estudos da análise do discurso e dá sustentação aos discursos presente neste artigo propondo os efeitos e sentidos. Assim, Orlandi (1999) afirma que as palavras mais comuns ditas no cotidiano, são reproduzidas sendo elas modificadas e carregadas de sentidos, não sabendo como foram constituídas, mas utilizadas na comunicação.</p> Valdicleia Fernandes Nunes Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/357 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 OS Efeitos de Sentidos a Partir das Metáforas Dda Canção “Am I Wrong” do Grupo Musical Bts http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/358 <p>Este artigo pretende analisar alguns sentidos da canção "<em>Am I Wrong</em>" do grupo musical sul-coreano Bangtan Sonyeondan (BTS), lançada em 2016 como parte do álbum <em>Wings</em>, sob uma perspectiva da Análise de Discurso franco-brasileira (AD). A escolha da canção se justifica não apenas pela sua qualidade artística, segundo a crítica especializada, mas também pela incorporação de metáforas e discursos que ecoam, efeito de sentidos, as tensões da época. A análise se concentra em três enunciados específicos da música, destacando o uso de metáforas como "somos todos cães e porcos" e "guerra entre cegonhas e crow-tits" associadas ao cenário sociopolítico da Coreia do Sul em 2016, marcado por desigualdades sociais, pressões educacionais e debates sobre liberdade de expressão. Desse modo, o artigo considera as condições de produção que influenciaram a criação da música, incluindo o contexto sociopolítico e as influências culturais e históricas. Assim, utilizando os fundamentos teóricos da AD, especialmente a obra de Eni P. Orlandi, o estudo busca descrever-interpretar alguns significados e os efeitos de sentido gerados por essas metáforas. Destaca-se também a conexão entre os enunciados selecionados e a ideologia que o constitui, entendida não apenas como um conjunto de ideias, mas como uma prática social que permeia todas as esferas da vida. Essa abordagem oferece uma compreensão da música e de sua relevância no contexto sociopolítico da época, contribuindo para os estudos de música popular.</p> Bruna dos Santos Ferreira, Marlon Leal Rodrigues Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/358 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Narrativa da Contribuição da Produção da Escrita de Poemas para o Desenvolvimento da Habilidade de Criatividade e a Competência Escritora de Alunos do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/359 <p>Este trabalho propõem uma reflexão sobre a contribuição da produção de escrita de textos, que permeia e auxilia no desenvolvimento da habilidade de criatividade na escrita autoral dos alunos, a partir da poesia de Manoel de Barros. Este artigo tem como objetivo geral analisar as Contribuições da produção da escrita e criação de poemas para o desenvolvimento da habilidade de criatividade e a competência escritora dos alunos do ensino fundamental, nos anos iniciais. Para tanto o objeto de análise são os poemas autorais produzidos pelos alunos do 4º ano, nos anos iniciais do ensino fundamental I, de uma escola municipal, localizada na cidade de Sidrolândia. Com base na teoria de aprendizagem, que apresenta argumentações teóricas estruturada em autores como Vygotsky (1896-1934), Freire (1987; 2001; 2005), Dolz e Schneuwly (2004) e também em estudos de autores que alicerçam e estimulam a criatividade da produção autoral de poemas dos alunos nos anos iniciais, na concepção do desenvolvimento pedagógico da habilidade de criatividade, por meio da escrita, proporcionando um aprendizado de forma contextualizado e significativo nas aulas de língua portuguesa.</p> Maria Lusinete de Lima Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/359 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Povos e Comunidades Tradicionais: Dispositivo Legal e sua Complexidade http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/360 <p><strong>&nbsp;</strong>O discurso jurídico assim como qualquer discursividade é dotado de regularidades, materializa as formações ideológicas que o determinam, dado contexto sócio histórico em que se inscreve. O objeto de estudo deste artigo constitui-se de enunciados recortados da Lei nº 13.123/2015, que dispões sobre o conhecimento tradicional associado, repartição de benefícios uso sustentável da Biodiversidade. Tem a premissa de dar relevo ao funcionamento discursivo, especificamente denotando os efeitos de sentido que o Estado buscou estabilizar, os não ditos do discurso e as tensões ideológicas que a relação discursiva entre Estado regulador e os Povos e Comunidades Tradicionais manifesta no recorte do em análise. Sendo os objetivos: 1. Descrever os efeitos de sentido que emerge da relação discursiva entre a Lei/Estado e os PCT’s; 2. Identificar na materialidade da Lei 13.123/2015 <em>não-ditos</em>; 2. Expor as tensões ideológicas intrínsecas aos enunciados recortados. Para tal valemo-nos da Análise do Discurso Franco-Brasileira (Michel Pêcheux, Eni Orlandi) e estudos da área do direito (Enrique Leff) para fundamentar os escritos. Sendo uma análise a quatro mãos. A primeira parte se volta mais pra questões de funcionamento da língua e a segunda são considerações a respeito da análise sobre o prisma das tensões ideológicas que afetam diretamente a existência dos Povos e Comunidades Tradicionais. O breve estudo permite um vislumbre da não existência de imparcialidade dos dispositivos legais, sobretudo quando se trata de interesses econômicos ligados ao capitalismo em sua forma mais agressiva, ainda que tal dispositivo atrelado à ideia de salvaguarda de saberes ancestrais.</p> Valter Souza da Silva, Josuel Otávio de Santana Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/360 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Dos Preconceito Humano ao Consolo Divino: Uma Análise do Discurso Presente na Música Cidadão, de Zé Ramalho http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/361 <p>A pesquisa parte da premissa de que “a música sempre foi utilizada pelo homem como meio de comunicação e resgate da história das sociedades”, como argumenta Souza e Pereira (2013, p. 9). Valendo-se deste artifício, em 1992, no álbum <em>Frevoador</em>, o cantor Zé Ramalho lançou a música “Cidadão”, que foi escrita por Lucio Barbosa dos Santos. Nesta obra, vários elementos são incluídos, desde uma crítica ao preconceito social quanto um elemento religioso transcendente que está presente na vida da maioria daqueles que sofrem com isso. Este estudo busca analisar esta letra, sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, buscando compreender os elementos sociológicos, religiosos e linguísticos presentes na composição. Em sua metodologia de pesquisa são identificados e examinados os discursos subjacentes na letra da música, visando desvelar as representações e as narrativas que ela veicula. A análise sociológica se concentra na percepção do indivíduo na sociedade, explorando temas como preconceito, desigualdade social e busca por identidade. No âmbito religioso, são investigadas as referências e simbolismos presentes na letra, especialmente no que tange à busca por consolo divino e sentido existencial. Por fim, uma análise linguística é conduzida para compreender a estrutura, o estilo e as figuras de linguagem utilizadas por Zé Ramalho na construção da narrativa musical. Este trabalho visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada das complexidades e das múltiplas camadas de significado presentes na música "Cidadão", enriquecendo o debate acadêmico sobre a intertextualidade entre música, discurso e sociedade.</p> Renato César Alves da Silva, Nataniel dos Santos Gomes Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/361 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Violências Contra as Mulheres e Futebol: Breves Apontamentos Sobre a Nota De Imprensa Da Cbf nos Casos Robinho e Daniel Alves http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/362 <p>Este artigo trata da repercussão discursiva dos crimes de estupro e estupro coletivo cometidos por dois ex-jogadores da Seleção Brasileira de Futebol, condenados pela Justiça europeia: Daniel Alves e Robinho, respectivamente. A presente análise focaliza as relações dialógicas que envolvem a <em>nota de imprensa</em>, assinada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e emitida após a fala de outros profissionais da área sobre os casos. Teórica e metodologicamente, o artigo se baseia na Análise Crítica do Discurso (ACD) vinculada a postulados bakhitinianos, em especial à noção de dialogismo.</p> Wiviane Alves de Carvalho Godzicki, Vanessa Arlésia de Souza Ferretti Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/362 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Reflexões e Olhares Sobre a Gestão Escolar http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/363 <p>Este estudo busca analisar e refletir a educação argumentando sobre as questões da democracia na escola engajada na formação da cidadania do aluno comprometida com a transformação social, considerando a construção da concepção de gestão e o projeto político pedagógico. Assim como a gestão não pode afastar-se dos propósitos cívicos de tornar as pessoas cada vez mais críticas, mais participativas e atuantes, política e socialmente, o projeto político pedagógico em sua definição e sua identidade na escola poderá converter-se indicador de caminhos para o ensino com qualidade articulando o gestor educacional e de sua comunidade provocando reflexões sobre novo sentido da educação. Com o trabalho foi possível abrir espaço para a reflexão sobre estas e outras questões que permeiam a educação no qual se insere um ambiente crescentemente complexo, marcado e que marca a escola e a gestão escolar.</p> <p>&nbsp;</p> Cristian Rose Lino Valencio, Ana Paula Gapar Melin Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/363 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 Sobre o Prisma Filosófico de Mikhail Mikhailovich Bakhtin: Conceitos, Aprofundamentos e Convite a Leitura da Obra Bakhtiniana http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/364 <p>O principal objetivo deste trabalho é vislumbrar a teoria bakhtiniana que discute desde as abordagens sobre o discurso até as expectativas acerca dos gêneros. Na primeira parte são tomados os aportes acerca do círculo de Bakhtin, grupo de intelectuais multidisciplinares que se dedicou a pensar nas formas de estudar linguagem, literatura e arte, ideias vistas em modos de produção de sentidos, conceitos de gêneros, pensar além das fronteiras filosóficas de Bakhtin, a percepção de Fiorin na enunciação e nos gêneros do discurso. Na segunda parte são abordadas as mesmas perspectivas de gêneros com as discussões e pontos de vista acerca dos elementos que constituem os gêneros do discurso, gêneros textuais e suas classificações. Para tal, entram em apreciação desde outros leitores de Bakhtin, bem como o mestre e doutor em linguística José Luiz Fiorin.</p> <p>&nbsp;</p> Cristian Rose Lino Valencio, Aline Saddi Chaves Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/364 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000 FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: Construção e Ensino. – 1 ed. Parábola Editora: São Paulo, 2015. http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/365 <p>No livro a Pedagogia da Variação Linguística, inicia o primeiro capítulo com o texto intitulado “Norma culta brasileira: construção e ensino” de autoria de Carlos Faraco. Nesse texto o autor Faraco chama atenção sobre os aspectos da realidade e da história da sociolinguística do português do Brasil.</p> Domingos Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/365 Mon, 10 Feb 2025 00:00:00 +0000