http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/issue/feed Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos 2025-09-11T15:40:43+00:00 Open Journal Systems <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">A Web-Revista DISCURSIVIDADE Estudos Lingüísticos foi inicialmente uma publicação do CEPAD – Centro de Pesquisa em Análise do Discurso da Unidade Universitária de Campo Grande tendo sido vinculada aos Cursos de Letras: Licenciatura Port/Inglês e Port/Espanhol com suas respectivas literaturas; e Bacharelado. A partir da edição número 20 A Web-Revista Discursividade passa a pertencer a Pantanal, Editora e Livraria. Ressaltamos que a linha editorial da revista continua inalterada.</span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">ISSN: <strong style="color: #ffffff; font-family: 'Hobo Std'; font-size: large; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: -webkit-center; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #000000; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial;">1983-6740</strong></span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">QUALIS QUADRIÊNIO 2013-2016: B4</span></p> <p><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: 'Times New Roman',serif; color: black;">Endereço Eletrônico: http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/discursividade </span></p> http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/399 Expediente 2025-09-10T19:43:13+00:00 Marlon Leal Rodrigues editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>A Web Revista Discursividade, Estudos Linguísticos foi doada pelo Núcleo de Estudos em Análise do Discurso, coordenado pelo Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues. As edições publicadas no site do Centro de Pesquisa e Análise do Discurso CEPAD – agora pertencem ao site da Editora Pantanal, porém sem perder o endereço de registro.&nbsp; A Web Revista contará com a colaboração dos professores e de núcleos de pesquisa para continuar a publicação de artigos, resenhas de livros e dissertações.&nbsp; O atraso da edição não traz danos aos autores, coautores e apoiadores: - Centro de Pesquisa em Análise do Discurso -CEPAD - Núcleo de Estudos em Análise do Discurso – UEMS.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/400 Sumário 2025-09-10T19:54:25+00:00 Elizangela da Silva Amaral editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Valter Souza da Silva editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Ceyd Eulacita Moreles editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Marlon Leal Rodrigues editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>sumário</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/401 APRESENTAÇÃO 2025-09-10T20:07:50+00:00 Elizangela da Silva Amaral editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Valter Souza da Silva editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Ceyd Eulacita Moreles editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Marlon Leal Rodrigues editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>Apresentação</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/402 MEMÓRIAS DA PROFESSORA LEOCÁDIA AGLAÉ PETRY: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL 2025-09-10T20:44:21+00:00 Edivan Augusto de Araujo editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Marlon Leal Rodrigues editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>O presente trabalho decorre da proposta do professor Marlon Leal Rodrigues-NEAD/UEMS da disciplina de Introdução a Linguística II, em homenagearmos um professor através de suas Memórias Pedagógicas do Magistério, tive o contato com a homenageada professora Leocádia Aglaé Petry como Reitora da Universidade Anhanguera-UNIDERP, e a partir daí surgiu minha admiração pela mesma, a sua maestria como profissional da educação, de gerenciar questões educacionais e administrativas. Já que nas Universidades pelas quais passou, UNIDERP, UEMS, UNAES, nunca fora professora sempre gestora. Ao entrevista-la me surpreendi ao saber que participou da fundação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, sendo a sua primeira Reitora(1995-2003). Na elaboração do presente trabalho também foi convidado o professor Afrânio José Soriano Soares, docente da UEMS em Aquidauana/MS, para narrar através de sua memória discursiva sobre as suas experiências com a homenageada no âmbito profissional. Logo não buscamos aqui um trabalho com rigor jornalístico, mas prestar homenagem aquela que se confunde com a própria história da educação do Estado de Mato Grosso do Sul, já que estabeleceu residência em MS nos anos de 1980, sendo a divisão do estado em 1979, sendo que inclusive, foi Secretária de Estado de Educação de MS(1991-1994). Desse modo, aproveitem para descobrir particularidades de vida e profissional da homenageada, a sua paixão pela educação e a sua contribuição na formação de muitos profissionais atuantes nas mais diversas profissões, sendo este acadêmico uma “cria” da pedagoga Leocádia Aglaé Petry.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/403 POSSIBILIDADE DE LEITURA DA MÚSICA PAIS E FILHOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA SEMIOLINGUÍSTICA DE ANÁLISE DO DISCURSO 2025-09-10T21:03:02+00:00 Willian Araujo Neto editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Sandra Espíndola Macena editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>Considerando essa trajetória histórica, é evidente que os desafios educacionais no Brasil são extremamente complexos retratados nas dificuldades de aprendizagem dos alunos no sistema de ensino atual. Pensando nisso, o governo brasileiro implementou testes de avaliação do desempenho para os alunos, sendo a Prova Brasil um desses instrumentos. Conforme ressaltado por Juchum (2016), essa prova desempenha um papel crucial ao permitir uma reflexão e revisão de diversas questões relacionadas a aprendizagem, especialmente no que diz respeito à competência em leitura e escrita. Outra avaliação de relevância é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2018), revelou que o Brasil apresenta um nível de proficiência consideravelmente baixo em Leitura, Matemática e Ciências em comparação com outros 78 países. Acrescentou, também, que aproximadamente 50% dos brasileiros não alcançaram o patamar mínimo de proficiência que todos os jovens deveriam atingir até o fim do ensino médio, somados aos dados de que os estudantes brasileiros estão, em média, dois anos e meio abaixo dos países pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no que se refere ao nível de proficiência em leitura.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/404 UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA À CRÍTICA AO NEOLIBERALISMO ENCONTRADA NO FILME ROBOCOP 2025-09-11T13:23:12+00:00 Fernando Euni Nunes editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Soraia Aparecida R Pereira editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>O presente artigo pretende analisar a crítica realizada ao neoliberalismo encontrada no filme <em>Robocop: </em>o policial do futuro (1987), no qual também faz uma alegoria abordando o consumismo exagerado da época. Esse sistema tem como características as privatizações dos serviços públicos e a mínima cobrança de impostos que se consolidou na década de 1980, especialmente nos governos de Margaret Thatcher e Ronald Reagan. Deste modo o trabalho será dividido em três partes: a primeira será uma breve síntese sobre o sistema Neoliberal, a segunda irá abordar o roteiro do longa e a terceira será uma análise histórica sobre as críticas encontradas no filme em forma de representações e metáforas, usando como base a metodologia de autores como Marc Ferro e Marcos Napolitano.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/405 Memória Cultural 2025-09-11T13:46:03+00:00 Mariza de Souza Covary editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Susylene Dias de Araujo editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>A memória cultural como símbolo social de preservação da identidade faz parte das questões relacionadas à memória e identidade culturais que têm sido abordadas por diferentes estudiosos e intelectuais de diferentes partes do mundo, alguns dos quais analisados ​​por pesquisadores que assumem suas próprias posições uma vez concluída a análise. Este é um estudo que nos permite compreender a importância da memória cultural e como se molda a vida dos diferentes grupos e coletivos que subsistem na sociedade, uma vez que ao longo dos anos as identidades dos povos vão se configurando nos diferentes coletivos. Por meio de festas, cerimônias, ritos, interações sociais, costumes, hábitos, tradições, construções típicas de um lugar, também está associada a lugares onde ocorreu algum acontecimento significativo ou único, é composta por toda uma série de elementos que constituem a memória de coletivos construídos e fortalecidos ao longo dos anos. A memória cultural é a construção e afirmação da identidade.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/406 Relato De Uma Experiência 2025-09-11T14:14:22+00:00 Letícia Recalde Costa editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Icléia Albuquerque de Vargas editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>O objetivo da minha experiência que compõe este relato foi analisar as contribuições que a sequência didática “AQUÍFERO GUARANI: águas subterrâneas em Mato Grosso do Sul” aplicada para o 6º ano A da Escola Municipal José do Patrocínio, da Reme Municipal de Ensino de Campo Grande – MS. Utilizou-se os conteúdos da Geografia e Ciências, com o intuito de desenvolver uma proposta educativa que envolva ser humano e natureza, na confecção de instrumentos básicos para a produção de conhecimentos sobre a conservação-preservação do Sistema Aquífero Guarani e o uso da água. Visando trabalhar com a matriz teórica – Organização do Trabalho Didático – concebida pelo professor Gilberto Luiz Alves, o entendimento das contradições históricas que envolvem o processo de produção da Escola Moderna e sua relação com as categorias trabalho e educação. Para a intervenção educativa, foi utilizada a abordagem de Lev Semyonovich Vygotsky (1896-1934), que incide no pressuposto “Histórico-Cultural”, visando promover o lúdico no crescimento humano durante o processo de sua existência, na interação da linguagem produzida com o seu meio social. A partir dos referenciais teóricos anunciados, buscou-se o suporte metodológico, nas orientações do Antoni Zabala (1998) na elaboração da Sequência Didática e na mediação e interação dos grupos na produção de questionário diagnóstico. Por fim, foi utilizada Análise de Conteúdos, baseada em Laurence Bardin (2016), para se compreender qualitativamente a construção dos conceitos pelos estudantes.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/408 SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO: A reinserção do reeducando, realidade ou utopia? 2025-09-11T14:37:07+00:00 ANDREIA NUNES ZANELATO editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>Tendo em vista o cenário carcerário brasileiro atual e todas as problemáticas que ele apresenta a sociedade, fica evidente que as medidas punitivas não são suficientes para reintegrar e ressocializar os indivíduos infratores à convivência em sociedade, sendo necessário assim, medidas para que essa ressocialização ocorra de maneira efetiva. Neste contexto, este trabalho pretende apresentar, através de pesquisa bibliográfica, uma revisão sobre a história da sanção punitiva, bem como uma abordagem sobre o cenário carcerário brasileiro, e as medidas para a reinserção do indivíduo na sociedade. A reinserção do presidiário na sociedade é um tema de extrema importância, uma vez que a falta de políticas públicas efetivas nessa área pode levar a altas taxas de reincidência criminal e à perpetuação do ciclo de violência. É necessário, portanto, que sejam implementadas medidas que visem a ressocialização do preso e sua reintegração na sociedade, como programas de capacitação profissional e assistência jurídica e psicológica.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/409 Piadas Sobre Idosos: Uma Análise Discursiva 2025-09-11T14:50:08+00:00 Valdicleia Fernandes Nunes editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>Temos como objetivo nesta pesquisa analisar os textos humorísticos que exploram o tema idoso, visando a entender o porquê se satiriza tanto a velhice na sociedade contemporânea. Para isso, selecionamos três textos humorísticos no intuito de analisar o interdiscurso, a ironia e a ideologia presentes nesses textos humorísticos. Mediante tais análises, pudemos verificar que essas piadas veiculam uma imagem estereotipada e preconceituosa sobre o idoso, o que é reflexo dos valores que a sociedade tem sobre esses sujeitos.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/410 A Mulher No Mercado De Trabalho: Permanência Ou Transformação 2025-09-11T15:02:27+00:00 Ivonete Ferreira Da Silva editora@pantanaleditoraelivraria.com.br José Barreto dos Santos editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Maria Rosana Gama Pinto editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>Este trabalho é uma pesquisa de cunho bibliográfico, no qual tentaremos destacar ao longo da história, as evidencias das múltiplas funções realizadas pelas mulheres, tanto no âmbito do trabalho doméstico como o trabalho renumerado fora do lar, vinculado a linha de pesquisa Linguagem Questões Étnicos Raciais de Gênero, do curso Lato Sensu da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul –UEMS. Para&nbsp; tal estudo temos como objetivo compreender as questões inerentes ao processo histórico da construção deste papel e o compromisso histórico da mulher do século XXI, então neste período de pesquisa analisaremos o contexto sociocultural do patriarcado e suas transformações.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/411 A Flexibilidade Das Palavras “Coisa” E “Coisar” Na Linguagem Oral E Escrita Na Música, Na Literatura E No Contexto Escolar: Uma Análise Linguístico-Discursiva 2025-09-11T15:21:50+00:00 Marilva Luiz de Menezes Silva editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>Este trabalho objetiva mostrar, através de análise de textos e de expressões orais de alunos do ensino fundamental, a flexibilidade das palavras “coisa” e “coisar” na linguagem oral e escrita no contexto musical, literário e escolar, utilizando, para tal, da contribuição da Linguística e da Análise do Discurso nos pressupostos de Saussure (2000), Barthes (2013) e Orlandi (2005), evidenciando, assim, que tais palavras fazem parte do vocabulário popular, tendo já passado por todo o seu processo de empoderamento, e têm uma significação diferente para cada situação de uso.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos http://ojs.pantanaleditoraelivraria.com.br/index.php/discursividade/article/view/413 Língua Terena: Identidade Linguística 2025-09-11T15:40:43+00:00 Vanessa Alves Margarejo editora@pantanaleditoraelivraria.com.br Marlon Leal Rodrigues editora@pantanaleditoraelivraria.com.br <p>O objetivo do trabalho é abordar algumas considerações em relação a origem e o percurso sociolinguístico que a língua Terena percorre como meio de interação com a etnicidade do grupo pertencente. Analisar sobre a representação indentitária dos Terena e como está sendo construída a representação linguística entre os Terena. No desenvolvimento deste trabalho qualitativo, foi elaborado: 1) Pesquisas bibliográficas com bases teóricas de autores que buscam auxiliar nos estudos linguististicos como: Cagliari (1993); Cruz (2009); Dias (2010); Lima (2002), Urquiza et all (2010), entre ouros autores. 2) Pesquisa de campo na Aldeia Aldeinha e aos arredores (sabemos que nem todos os parentes vivem dentro da Aldeinha por falta de espaço), localizada no município de Anastácio-MS, onde foi realizado a aplicação de dois questionários direcionados a dose indígenas, seis falantes e seis não falantes da língua Terena, com idade entre 14 a 72 anos, para podermos compreender como está sendo elaborado o uso e a mediação da língua Terena. Compreendemos através da pesquisa que a comunidade enquanto mediadora de saberes, construindo assim a identidade étnica de seus componentes, pode proporcionar ou não a mediação desses saberes, costumes, dentre outros que assim como a língua Terena fazem parte da construção da etnicidade. É relevante sabermos que nenhuma pesquisa é dada seu término como finalizada ou concluída, dessa maneira proponho que seja interessante pesquisar a importância da família, a qual assim como a comunidade também servem como base da educação de seus membros, talvez no intuito de saber o como está sendo formada a estrutura familiar em relação a etnicidade pertencente.</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Web Revista Discursividade: Estudos Linguísticos